quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Batendo perna no Centro de São Paulo- Parte I

Oba... a tag promete, hein?!
Essa "edição" do batendo perna vai ser dividida porque acho que tem tanto o que falar do Centro de São Paulo que em um post só ficaria tudo confuso e chato de ler.
É possível conhecer o Centro (por centro me refiro ao Mercado Municipal, Vinte e Cinco de Março e Zona Cerealista) em um só dia, mas só se você estiver querendo passear mesmo. Agora, se você quer fazer a festa e gastar todo seu décimo terceiro por lá, recomendo ir aos poucos, rsrsrsrsrs.
Bom, acho que a primeira parda pode ser a 25 de Março.  A maioria conhece a "vinte e cinco" (como chamamos aqui em São Paulo) como um centro comercial: lá é possível encontrar brinquedos, bijouterias, embalagens, artigos para artesanato, para decoração, para festas, lojas de calçados e mais um monte de outras coisas. Alguns podem ter um certo preconceito pelas inúmeras denúncias de falsificação em grandes galerias, como o Shopping Vinte e Cinco e a Galeria Pajé, mas a Vinte e Cinco não é só isso, definitivamente. O local é um grande centro comercial cheio de opções para todos os gostos e principalmente para quem quer economizar dinheiro.
Bem, como eu gosto muito de bijouterias (rsrsrsrs), vou falar delas aqui. Existem alguns lugares bem bacanas para se comprar coisas bonitas e com preços acessíveis. Logo no começo da Ladeira Porto Geral, à direita (para quem desce) tem um shopping chamado "Shopping Porto Geral" (algo do tipo, rs). Ali estão concentradas várias lojas de bijouterias. Tem semi-jóia, bijus de aço, bijus finas e bijus para o dia-a-dia. Como muitas (senão todas) lojas vendem por atacado, uma dica interessante é ir junto com algumas amigas e fazer a festa, rs. Além de economizar, todo mundo aproveita. Eu recomendo a Lucky Bijou, que vende inclusive uma marca de bijous de Nova Iorque (eu já entrei no site da marca, que é esse aqui*. Mas agora eles estão cheios de frescuras com acessos restritos para quem não é comprador direto da marca). Mas tem um monte de outras lojas legais lá, só que eu não sei o nome da maioria... rsrsrsrssrsr. Tem que bater perna...
Na ladeira, ainda do lado direito, tem uns prédios com lojas especialmente para montagem de bijouterias. Tem milhões de peças, materiais e coisinhas para quem quiser fazer seus próprios acessórios. Mas nesses prédios existem algumas lojas bem antenadas com acessórios de moda super diferentes e bacanas. Como essas lojas estão espalhadas pelos andares, tem que dar uma olhadinha, mas acho que super vale a pena, pois dá para fazer bons achadinhos.
Já do lado esquerdo da ladeira tem uma travessa (sem saída) onde têm também umas lojinhas super descoladas, com acessórios finos e talz. Vale a pena dar uma olhadinha.
Ao longo da vinte e cinco existem outras lojas de bijouterias cheias de coisas, mas eu não as conheço tão bem. É realmente ir e procurar.
É bom lembrar (que séria, rs) que muitas lojas tem um valor mínimo de compras, ou um valor mínimo para passar cartão. Procure esse tipo de informação na entrada da loja ou com algum vendedor, para você não correr o risco de pegar aquela peça super bacana e não poder levar por alguma restrição loja. A maioria das lojas do Shopping Porto Geral não tem o mínimo de compras, mas muitas (inclusive a Luck Bijou) estipulam um valor mínimo para passar cartões (o valor varia entre R$ 30,00 e R$ 50,00), portanto é bom levar um dinheirinho. Fora que algumas nem aceitam cartão. Mas dentro do shopping tem um caixa 24 horas para "emergências"... rsrsrsrsrsrsrs.
Ufa, quanta coisa, não?! E essa foi só a 1ª parte. Ainda tem mais...
Por último, algumas informações "técnicas":
Recomendações:
1.São as mesmas que você irá ouvir no metrô: CUIDADO com bolsas, mochilas e sacolas. Infelizmente existem pessoas mal-intencionadas em todos os lugares e lá não é diferente. Cansamos de ver nos telejornais aquelas imagens de "trombadinhas" roubando pedestres distraídos e que só percebem a ação dos bandidos (nossa, muito Datena, isso) muito tempo depois.  Tem muitos policiais na região, o que eu acho que pode inibir os roubos e furtos, mas não é bom facilitar, né?!
2. Seja prática. Aquela sua bolsa pode ser ótima para passear no shopping, mas pode não funcionar na vinte e cinco. Opte por uma bolsa prática, e não leve tudo o que você costuma levar na sua bolsa normal. Acredite, depois de algumas horas andando (e provavelmente com sacolas, porque é impossível sair da vinte e cinco sem nada, rs), você vai começar a sentir sua bolsa no seu ombro, então é melhor que ela não esteja lotada de coisas. Aquelas transversais são ótimas, mas de novo: cuidado. Verifique se todos os zíperes estão fechados (eu acho que eu deixei um zíper da minha bolsa aberto e perdi meu celular. Na multidão, ninguém vai te achar para devolver) e muito cuidado com seu documentos. Escolha roupas e sapatos confortáveis e acessórios que não vão te incomodar.
3. Vá munida de muito bom humor e paciência (essa última, devo admitir que não tenho muita, não), especialmente de sábado. O lugar enche. Mesmo. Tem muitos turistas e gente de tudo quanto é lugar (o que eu acho super legal!). Então, pode demorar um pouco para você ser atendida, os lugares vão estar mais cheios, mas nada que atrapalhe o passeio. Afinal, você foi para se divertir e não se estressar, né?! Então, leve na esportiva e sem estresse.

*o site está/estava em contrução. Como esse post é programado para hoje, dia 25 de novembro, não sei como estará o status do site. Mas acho que já estará no ar, porque a data que constava era dia 22... vamos ver, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário