domingo, 21 de novembro de 2010

Batendo perna na Bienal de São Paulo

Quase três meses sem postagem, hein?! Mas eu não havia me esquecido do blog, não... na verdade, venho aqui todos os dias. Mas o fato é que eu andava meio desanimada e sem muitas novidades para contar. Porém, hoje eu volto com uma dica para a seção "batendo perna".


Até o dia 12 de dezembro acontece aqui em São Paulo a 29ª edição da Bienal de Arte. Sexta-feira eu fui conferir a exposição pela primeira vez. A ideia desse ano é que a arte não está separada da política (vide site oficial). Então, um dos objetivos da exposição era levar a reflexão. Uma das obras inclusive sucitava a questão que permeia a arte há anos: "o que é a arte? para quê serve?". Fica a questão para a gente pensar. ;)
No geral eu gostei bastante. É sempre bacana ver o que está sendo feito em termos de arte não só no Brasil, mas no mundo. Eu não entendo nada de arte, por isso para mim, algumas obras me pareceram muito conceituais, sabe como? Mas o legal de ir a esse tipo de exposições é que não tem muito aquela formalidade de museus. É possível tocar, pisar, participar de algumas obras. Fora que pode tirar fotos (mas eu esqueci minha câmera em casa e não tirei foto de nada ¬¬''). Tinha uma obra toda feita daqueles tapumes de construção, meio cor-de-rosas. A obra era um tipo de labirinto (meio escorregadio, rs) e dava para entrar e seguir por alguns dos caminhos. Somente na saída é que você percebia do que se tratava na verdade o labirinto. Não vou contar o que é para não estragar a surpresa.
Outras obras tinham um teor mais político trazendo alguns relatos (muito tristes) de vítimas de guerra. Há muitas salas escuras com vídeos sobre diversos temas.
No espaço da Bienal é possível tomar um café e fazer umas comprinhas: a Livraria da Vila está com uma "lojinha" ao lado da cafeteria. Ali é possível comprar o catálogo da bienal que sai por R$ 99,90. O catálogo também está a venda no site.

Eu acho que o passeio vale bastante a pena. A entrada é gratuita, e dá para ir com as amigas, com o namorado e até mesmo sozinha. Vá com calçado bem confortável, porque tem que andar muito. A quantidade de obras expostas é incrível, e eu desconfio que não vi tudo, rs.
Se você for cedo, ainda dá para conhecer o MAM (museu de arte moderna, que eu não conheço ainda) e ver as "ocas" (não sei se tem algumas coisa rolando nesses respaços). Dá também para fazer um passeio pelo Parque do Ibirapuera, que é bem gostoso.
Eu admito que não vou muito para os lados do Parque porque ele é meio fora de mão para mim. Tem que atravessar a cidade, pegar trânsito, pegar mais de um ônibus, e vamos admitir que está ficando cada vez mais difícil se locomover de carro em São Paulo. Meu pai levou a gente (eu e minha mãe) e pegamos o maior trânsito. Portanto, se você for de carro, vá com paciência... rsrsrs. O bacana é que tem lugar para estacionar dentro dos portões do Parque. Você só tem que comprar o cartão da Zona Azul, que custa R$ 3,00 para cada 2 horas.
 Vanos para as informações "técnicas"? rs
Onde?
Parque do Ibirapuera, portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo.
Quando?
Até o dia 12 de dezembro, nos seguintes horários: De 2ª a 4ª feira das 9 às 19h; 5ª e 6ª feira das 9 às 22h; Sábado e domingo das 9 às 19h. A entrada é permitida até 1 hora antes do fechamento.
Entrada gratuita.

Informações nos sites:
http://www.fbsp.org.br/index.html
http://www.29bienal.org.br/FBSP/pt/29Bienal/Paginas/default.aspx

Ah, é só clicar na imagem que ela direciona para o link de onde eu a retirei.

E aí? Gostaram da dica?

Beijos, e bom domingo! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário